Muscle Car: O design e performance que até hoje fazem sucesso

 

Conhecidos pelo seu porte é principalmente pelo barulho, ou melhor, o ronco. O muscle car (carro musculoso na tradução livre) tem como características o porte volumoso, seja no tamanho do carro ou do motor. O que não falta em um modelo muscle car é potência. Esses carros fizeram sucesso nos anos 60 e 70, mas até hoje tem seu espaço em filmes e seriados, e no coração dos amantes por todo o mundo. Originado dos Estados Unidos o muscle traz na sua essência o fato de não passar despercebido, até quem não entende de carro vira o pescoço para observar o modelo, o ronco do seu motor não pode ser ignorado. A maioria deles tem como coração um motor v8 a mais de 350 cavalos. Essas maquinas são capazes de fazer 100km/h em menos de 15 segundos.

Pilotar uma dessas não é para qualquer um, pois a direção não é das mais fáceis ou leve. Nele quase tudo é manual e por conta disso é preciso ter braço para guiar um modelo, além disso a maioria desses saem com “apenas” 4 marchas, ou seja, não dá para perder tempo ou ter dó de pisar no acelerador.  Com eles não tem essa de sistema de injeção eletrônica ou câmbio automático, é preciso ter um time bom para se sair bem atrás do volante dessa lenda.

O que define se um modelo é muscle car é performance do carro, eles são modelos esportivos e foram fabricados nos EUA durante os anos 60 e 70 por diferentes fabricantes, entre essas a Chevrolet, Mustang e Shelby.  Para entender melhor nos listamos 4 modelos muscle car que fazem sucesso até hoje, confira:

Shelby Mustang GT500 

Shelby Mustang GT500  |  Muscle Car: O design que até hoje faz sucesso

A mustang tem tradição quando o assunto é muscle car, mas o que mais se destaca nessa tradição é com certeza o GT500. Esse modelo possui um motor v8 5.7L e cerca de 335 cavalos. Ele foi nomeado para homenagear o piloto que desenvolveu esse modelo, nada mais que o Carroll Shelby.

Camaro Z28

Camarro Z28 |  Muscle Car: O design que até hoje faz sucesso

O primeiro da tradicional linha de camaros veio com 290 cavalos e um motor V8, o Z28 não faz feio a frente dos modelos mais atuais de Camaro.

Chevrolet Chevelle SS 454

Chevrolet Chevelle SS 454 |  Muscle Car: O design que até hoje faz sucesso

O superesportivo (SS) veio batendo em todos os seus rivais no auge da geração muscle car, e até hoje ele ainda é um carro a ser batido. O mais potente dos muscles traz como característica um motor com 450 cavalos. A Chevrolet com certeza não estava de brincadeira quando colocou essa lenda as ruas.

Dodge Charger 

Dodge Charger |  Muscle Car: O design que até hoje faz sucesso

Esse modelo também foi produzido no Brasil quando a era de muscles já estava sendo acabada. O Dojão poderia chegar até 425 cavalos, mas o que ofuscava sua potência era o meu peso. Musculoso mesmo, o Charger tinha só de motor 500 quilos. Imagina guiar um tanque desses em alta velocidade? Imagina… meu caro!

Mesmo após 50 anos essas maquinas não desvalorizam, quem estiver afim de levar um modelo muscle para casa vai ter que desembolsar mais ou menos 50 mil reais, além disso é valido lembrar que o berço do carro é os EUA, então é difícil achar modelos inteiros em terras tupiniquins.

——

Mas se você ainda prefere o conforme dos econômicos por aí, com injeção eletrônica e 5 marchas. Nossa que você conheça a Maxauto Eletronics, lá você encontra peças injeção eletrônica e sensores dica é da injeção eletrônica para veículos de várias marcas, confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *