Você quer prospectar novos clientes, quer que sua marca seja conhecida pelo público, mas tem um agravante: seu produto não tem nenhum apelo visual, pela própria natureza dele. Sejam equipamentos para automação comercial, fios ou tubos, você não vai conseguir a atenção desejada por aí.
Antes de disparar centenas de e-mails para desconhecidos, organize a comunicação visual da sua marca. “Crie uma identidade visual forte com cores e conceitos alinhados em todo o seu material, online e off-line”, explica o designer Diego Gabínio.
Uma vez que site, cartões de visita, site e uniformes estejam padronizados com a mesma identidade, então pense em quem é o seu público: “quem é o perfil que a marca quer atingir vai ser fundamental para definir todo o conceito visual da marca, vai dizer quem ela é para as pessoas certas”, reforça Gabínio.
Por exemplo, um kit pdv que compõe um grupo de equipamentos utilizados na automação comercial de lojas, mercados e todo tipo de varejo, deve ser apresentado a partir da eficiência, segurança operacional, economia de energia ou papel. As características intrínsecas a ele devem ser exaltadas, e a aparência explicada pela robustez, qualidade do case, durabilidade, etc. Outros pontos que podem ser reforçados seriam a facilidade de instalação, garantia e assistência técnica.
Quanto mais o produto for apresentado pelas qualidades, menor será a preocupação com a beleza, até porque o seu cliente pode estar mais atento aos fatores mencionados anteriormente do que à aparência. Então, reforce os pontos forte: produza tutoriais de funcionamento e uso, divulgue nas suas redes, publique no site, torne-se conhecido. Aproxime o produto do usuário. Apresente-o como a solução para um problema do cliente, conquiste-o por aí.
Ao se comunicar com o cliente, ele deve ver o conceito da sua marca, o que deve ser definido junto a um profissional. Aqui, as redes sociais precisam ser lembradas: estar presente nas principais redes, quando seus concorrentes não estão, já é um ponto positivo.
Por fim, lembre-se de definir um foco em cada campanha, seja prospectar clientes, apresentar a marca, vender produtos em promoção ou ações de natal. O cliente quer se comunicar com a marca, mas a mensagem deve ser clara e objetiva para que ele sinta-se engajado na interação.
Com informações do designer Diego Gabínio.
Por Laryssa Caetano