A relação delicada de ensinar Religião nas escolas

O ensino religioso nas escolas é um ato que vem sofrendo várias mudanças, a tolerância religiosa trouxe debates mais intensos as escolas. E nos últimos tempos vimos vários extremos de tolerância e intolerância, essa linha tênue nos traz um fator importante quando falamos sobre esse tema: É preciso ter um conteúdo muito bem preparado para que não haja más interpretações dos alunos e influência de religião ou credo por parte no professor.

UCDB

Algumas escolas, como a Escola Estadual Rui Barbosa em Campo Grande – MS, têm parceria com instituições católicas que propõe o ensino salesiano durante a formação do aluno. No Rui Barbosa, a paróquia responsável dá suporte para infraestrutura e contribui com o ensino da escola. Lá as aulas de ensino religioso tratam de conhecer várias culturas e suas religiões de forma igualitária mesmo tento uma base católica. Há outras instituições como a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que seguem esse modelo, os cursos de graduação apresentam matérias religiosas, mas sempre respeitam o credo de seus alunos acima de tudo. Você pode conhecer mais sobre a UCDB Campo Grande acessando o site na instituição.

UCDB_

Quando levamos essa temática para escolas públicas, o assunto fica mais delicado, pois o despreparo e falta de apoio podem ter resultados negativos. Como no caso de um aluno que foi apedrejado por fazer parte da Candomblé. Esse tipo de intolerância devia ser desfeito pelos professores numa aula de ensino religioso, porém muitos confundem a orientação e tolerância sobre todas as religiões, com a intenção de impor uma religião certa e condenar as outras. Esse é o erro que podem ter fortes influências nos alunos. De acordo com a Constituição Brasileira, é permitido aulas sobre religião em escolas, mas os alunos não são obrigados a frequentar essa matéria, a instituição precisa assegurar o respeito à diversidade de credo e ela não pode impor um dogma ou converter alguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *